domingo, 14 de setembro de 2008



Grande mestre do realismo, Eça de Queiróz conseguiu descrever exatamento a sociedade em seu tempo... e sua grande obra Primo Basílio, foi adaptada ao cinema há pouco tempo...

São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella) é uma jovem romântica e sonhadora que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está envolvido na construção de Brasília. Um dia Luísa reencontra Basílio (Fábio Assunção), seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho para Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa). Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a com as histórias de suas viagens. Logo as saídas de ambos viram fofoca na vizinhança. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir uma generosa aposentadoria.


O filme foi inspirado na obra de Queiróz, adaptada a realidade de São Paulo, ao invés de Lisboa, mas conseguiu atingir uma obra de qualidade. O filme mereceu seus aplausos.



Nenhum comentário: